quinta-feira, 7 de abril de 2011

QUEM SOU EU ?


No passado fui humilhado,
explorado, chicoteado.
Vi morrer meus pais,
vi morrer meus filhos,
no soar dos gemidos,
do meu povo sofrido.

Quantas vezes ao estrelas da noite,
com 50 chibatadas, pontapés e acoites
olhava pro céu e só via lamento,
perguntava a palmares porque tanto tormento,
lembrava também que a mesma chibata
causou a morte da minha linda mulata.

Despois de explorado, fui alforriado
Criou-se uma lei que ficou do meu lado
e junto com a princesa sou lembrado.
Por tapeação me deram um dia...
Há há há ! – pura burocracia,
mais para alguns é motivo de alegria.

Hoje quase liberto e independente,
ainda sou perseguido por muita gente,
as vezes chego a ser desprezado,
me lembro do meu árduo passado, 
vejo então que fui guerreiro
e não um pobre coitado!
Você e o seu preconceito
Já deve ter me identificado
Sou aquele que para muitos
Não tem significado
Na TV sou empregado,
no trabalho continuo escravo.

Sou a voz indignada
 que clama por respeito,
a cor da pele fala mais alto
pra isso não tem jeito
guardo essa dor, pesando em meio peito
tenho minhas fraquezas , ninguém é perfeito!
Sou Miguel, Jose, João
Sou Marta, Alice, Maria
Sou o choro, a dor,
A vida e a alegria,
a paciência que engoliu calada,
Asneiras e tiranias.

Quero justiça e paz,
Igualdade para os demais.
Ainda não sabes quem sou?
Te revelo sem medo,
Isso não é mais segredo,
Com orgulho te digo:
- Muito prazer, sou NEGRO!


Tarcila santana - 08 de abril de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário